Um dia de 2009 fui ao cinema para ver a nova tecnologia de 3D pela primeira vez. O filme era Coraline e o 3D era bom, mas deixou um pouco a desejar. Fiquei com a impressão de que veria coisas pulando na minha cara e várias sensações de profundidade diferente. Às vezes rolava a primeira, para a segunda eu não dei valor. Com o tempo fui aprendendo a curtir o novo brinquedo de Hollywwod.
Por alguns meses eu fui assistindo todos os filmes em 3D que eram liberados. Entre eles via filmes convertidos e filmados em 3D sem saber que havia a diferença. Com o tempo compreendi que 3D é apenas profundidade. A proposta é fazer com que os filmes sejam mais reais. Assim como o som e as cores fizeram antes.
A tecnologia tem falhas, mas está desenvolvendo. Eventualmente acabarão ocorrendo exibições sem óculos, com alto número de frames. “Iada, iada, iada, mas O Hobbit em HFR foi uma bosta. Quebrou a magia do cinema.” Se vocês querem cinema roots de verdade, vão assistir filmes preto e branco mudos em 12 frames por segundo.
No meio de toda essa bagunça fui assistir Fúria de Titãs, dessa vez sabendo que o filme era convertido. E que horror. A manga do Sam Worthington estava em uma posição e o braço estava, através da conversão, a uns vários quilômetros. A profundidade de personagens continuava na tela mesmo quando ele saía de cena. Uma canalhice passar aquilo como um filme profissional.
Daí pra frente criei birra com conversão. Se é convertido eu assisto em 2D. Eventualmente fui obrigado a assistir Homens de Preto 3 com a conversão. Estava tão bem feito que fiquei impressionado. Mas ainda assim, é impossível não encontrar um defeito ou outro através da projeção.
Seja como for, ainda sou favorável ao 3D. Principalmente quando é bem utilizado, bem feito e filmado com a tecnologia. Se o filme não criar muita profundidade, pelo menos ele fica um tanto mais crível. Mas essa é só a minha opinião.
Aproveito e deixo algumas dicas para serem vistos em 2D esse ano, porque as versões em 3D serão convertidas. G.I. Joe: Retaliação, Homem de Ferro 3, Além da Escuridão: Star Trek e Thor 2.
GERÔNIMOOOOOOO…
Na verdade Star Trek Além da Escuridão está sendo totalmente produzido em 3d puro e será convertido para o experimental 4d. O filme, portanto, não é 2d convertido.
Desculpa aí, mas Além da Escuridão é 2D convertido. O próprio JJ Abrams disse em entrevistas que não queria filmar em 3D mas foi convertido pela Paramount durante a pós que o 3D ficaria bom. E ele ainda disse que a conversão está ficando muito boa. Pode pesquisar.
Star Trek é 3D convertido mais foi um dos melhores trabalhos ja feitos, claro tem a IMAX no meio do trabalho, como Iron Man 3 também teve. Assistir Star Trek no IMAX conseguiram dar ate efeitos popup em uma conversão isso é raro. Eu não sou contra a conversão quando ela é bem feita, mais claro como sou apaixonado pela tecnologia ainda sim prefiro os filmes filmados em 3D real, como o Hobbit achei fantástico tive que compra o Blu ray original para desfrutar melhor.