Postado em: Blog

6 games longos de PS4

Gamers de todas idades e gerações passam pelo mesmo problema de estar presos em casa durante a quarentena. Uma das formas de lidar com o isolamento é se divertir com um bom jogo em que uma sentada pode durar algumas horas. Para dar o toque inicial da brincadeira, vamos listar 6 games longos de Playstation 4 (PS4) para ajudar o leitor a passar o tempo em casa.

Para a lista, vamos colocar apenas games longos. Ou seja, que precisam de pelo menos 40 horas para zerar apenas as missões de história e que sejam “exclusivos” nos consoles para PS4. Isso porque alguns desses foram liberados mais tarde para PC.

Nioh

Inspirado no já infame estilo do game Dark Souls, ou souls-like, ou souls-lite, Nioh precisa de cerca de 45 horas apenas para completar a história. Na trama, você controla um samurai americano que realmente existiu, mas com várias influências em mitologias e no sobrenatural japonês.

Na regra do gênero em que se meteu, Nioh requer muita precisão de movimentos e, por isso, pode ser muito difícil de dominar. Para um jogador inicial de PS4, já aumenta o longo tempo de game. Mas a média de tempo para os jogadores que querem completar todas as missões secundárias e acumular troféus pode chegar a aproximadamente 146 horas.

Além disso, o jogo acumula críticas positivas para gamers que apenas gostam de ação em terceira pessoa, assim como para os apaixonados pelos soulslikes. Então é até mais acessível para quem estiver interessado em conhecer o gênero.

Nioh 2

Já que começamos na franquia, vamos fechar com ela de uma vez. Nioh 2 é um pouco mais longo que o primeiro. Desta vez exclusivo para o PS4, a média do game para a história principal é de 46 horas. Uma a mais que o anterior. No entanto, para completar todos os objetivos, o tempo médio diminui para 104 horas.

Assim como o outro, ele mistura história real do Japão com mitos e lendas. Mas desta vez o personagem é customizável pelo jogador no começo, ao invés de caçar uma figura real. No entanto, ele é consideravelmente mais difícil que o primeiro. E a maioria dos críticos sugerem ter passado pelo anterior antes para estar mais preparado para o novo desafio.

Série Yakuza

Ao contrário de Nioh, com apenas dois jogos, Yakuza é uma franquia longa. Desde o Playstation 2, ela rendeu seis títulos da série principal, além de um spin-off e uma nova continuidade fora da sequência numerada, Yakuza: Like a Dragon. Este último, exclusivo do PS4, é o game mais longo até o momento, com 45 horas para zerar a história.

Mas a pegadinha da franquia é que você não vai querer apenas fechar a história. A trama de máfia pede para que você ajude e até gerencie os negócios locais. E para cumprir todas as funções requeridas e ajudar a comunidade, você pode chegar até a média de 80 horas de jogatina.

Death Stranding

Quando o Hideo Kojima saiu da Konami e se vinculou à Sony, muitas pessoas se perguntaram o que ele faria agora com liberdade total. Ele já é conhecido por fazer tramas e jogos com histórias cheias de alegorias e, na falta de um termo melhor, lombras. E Death Stranding é um game longo de PS4, de 40 horas em média apenas para a história principal.

O jogo, porém, não é o mais acessível. Não por ser difícil. Muito pelo contrário, ele é extremamente fácil. O motivo é que Kojima resolveu fazer uma experiência contemplativa em que o gamer deve fazer entregas e cujo desafio principal é passar pelo cenário sem cair ou causar dano aos pacotes carregados.

Parece chato, mas é envolvente e a introspecção vale a pena. No entanto, depois do zeramento, o jogo abre o mapa para que o jogador complete algumas conexões entre os pontos de entregas. E isso leva uma média de 112 horas apenas andando pelos cenários.

Persona 5 Royal

Se os jogos anteriores se tornavam extraordinariamente compridos para os complementos às missões principais, Persona 5 Royal já extrapola na base. O game exclusivo de PS4 é longo apenas com as missões de histórias, que levam cerca de 103 horas para fechar. Para quem gosta de completar tudo, somam-se mais 40 horas.

A franquia mistura estética de animes com os tradicionais RPGs japoneses e com simulação de vida real. De dia, o jogador controla a vida social do protagonista, de noite, ele vai para o lado fantasioso com batalhas e labirintos. As escolhas em uma das mecânicas influenciam na outra.

Por isso, as animações do game são longas. A estrutura da história é complexa e pode desencadear relações diferentes para cada jogador. O que também facilita o desejo de jogar de novo, rever e testar novas escolhas. Bom para longas sentadas diante da TV e do videogame.

Let It Die

Let It Die é mais uma criação bizarra do designer de jogos japonês Suda 51, apelido de Goichi Suda (que se lê na língua dele igual ao apelido). Visuais e gameplays cartunescos fazem parte do estilo dele em ideias que flertam com brincadeiras com o pós-vida e o assassinato. No caso deste, ele criou um game de survival misturado com hack and slash e RPG longo e gratuito no PS4.

Nesta esquisitice, você precisa escalar uma torre em que cada nível é um labirinto cheio de inimigos. À medida em que você avança, ganha novos itens que duram pouco tempo durante as batalhas, o que reforça uma adaptação do jogador para estilos diferentes de batalhas. A cada vez que a pessoa joga, o labirinto muda de forma por ser procedural. Ou seja, o videogame o cria aleatoriamente cada vez que carrega.

Como várias tentativas são necessárias para avançar e chegar ao fim do jogo, e cada vez a experiência muda, ele não é repetitivo. Mas também é demorado. Para fechar apenas a história principal o tempo médio é de 97 horas, mas completar tudo o que o game oferece, são cerca de 180 horas.

Outros games longos

Estes são apenas alguns jogos de PS4 que podem ajudar a passar o tempo para quem está se sentindo preso em casa. Para mais games, nós fizemos um vídeo com nossos games longos favoritos, ou que mais queremos jogar durante a quarentena.

2 comentários em “6 games longos de PS4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *