Para Pedir Perdão é um curta brasiliense. Grande parte do filme se passa a noite, mas ainda é possível reconhecer a cidade para quem já teve a oportunidade de ser apresentado a ela. O curta é uma das pérolas do mercado da cidade, que se foca em produções do estilo, feitas para concorrer em festivais. Não à toa, Para Pedir Perdão ganhou o prêmio de melhor filme latino-americano do 31˚ festival internacional de cinema de Havana.
Um homem busca pela amada durante uma noite de carnaval e conta com a ajuda de um taxista. Enquanto a noite se desenrola, o destino da mulher é revelado através de flashbacks que apresentam como era o relacionamento.
O diretor, Iberê Carvalho, é bem inventivo com a câmera. Constrói planos complicados, como o plano da câmera rodando no alto do apartamento com o personagem no chão. Faz transferências de ambientes sem corte. O personagem passa da rua na noite para a cozinha caminhando.
Exige direção de arte elaborada, fotografia minuciosa, edição sutil. Ficam óbvias as influências de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Taxi Driver.
Um de meus curtas favoritos. Só pude publica-lo agora porque ele estava participando de festivais. Agora a produtora Pavirada o colocou no youtube, disponibilizando-o para todo mundo.
Aproveite.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=4iz_60UOV5Q]
GERÔNIMOOOOOOOO…