Postado em: Blog Desafio 1001 filmes

1001 Filmes #40 – Um Cão Andaluz

Lâmina diante do olho

Quem gostou de Meia-Noite em Paris deve lembrar da cena em que o personagem de Owen Wilson encontra por acidente o Salvador Dalí e o Luis Buñuel em um café. Woody Allen parecia querer zombar do raciocínio que parece aleatório da obra conjunta dos dois artistas, o que é plenamente compreensível.

Influência até hoje de diretores de filmes experimentais e cheio de leituras de críticos e estudiosos de cinema, Um Cão Andaluz ainda é lembrado pela incômoda cena de abertura, em que o olho de uma mulher é cortado por uma lâmina de barbear. O que isso quer dizer é incerto, mas todos podem concordar que os cerca de 20 minutos do curta metragem não devem ser pensados como cenas aleatórias separadas.

salvador dali ve um rinocerante
Eu vejo… Um rinoceronte!

Pode parecer que o corte do olho não tem relação com uma cena extraordinária de um homem que arrasta um piano com cavalos mortos por uma sala, mas é parte da graça do cinema surrealista de Buñuel. O que o espectador compreende diz mais sobre ele que sobre o filme.

Da minha parte, é sobre como a sociedade patriarcal é imponente sobre as mulheres. Desde a lâmina feita para homens que dilacera a personagem, passando pela mão cheia de formigas que ameaça outra mais tarde, até o homem ameaçador que carrega todo um peso cultural nas costas para obter a fêmea. Mas com algo tão surreal, é difícil afirmar que está correto. Veja abaixo e tire as próprias conclusões. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=054OIVlmjUM&t=9s]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *