Assim como os dois grandes filmes com o Gene Kelly – Sinfonia de Paris e Cantando na Chuva – que surgem na mente enquanto se assiste a este Ama-me Esta Noite, há algo de mágico em cada frame dessa fantasia romântica. Justamente por isso, este filme se encontra nesta lista.
O diretor Rouben Mamoulian adapta para os cinemas o espetáculo teatral que conta o romance entre uma princesa entediada e um alfaiate bon vivant. Entre a improbabilidade da união dos dois, surgem números musicais cheios de vida.
Desde a fotografia que realça brilhos nos objetos, até os comportamentos de todos os personagens, que lidam com o mundo como se mesmo as coisas mais sérias fossem uma brincadeira. Tudo no musical faz com que o universo do filme remeta à diversão que o diretor quer passara para o espectador.
O desbunte técnico impressiona especialmente por se tratar de uma produção do começo do cinema falado. Quando ainda se tinha problemas em captar áudio nos cenários, Mamoulian faz todos tipos de estripulias parecem naturais. É possível ver o que conduziu para os grandes clássicos de duas décadas depois.
Infelizmente, assim como nos dois filmes de Kelly, os contextos da trama envelheceram mal demais. Particularmente na parte de representação feminina. O que não impede que Ama-me Esta Noite seja divertido e admirável.
1 comentário em “62 – Ama-me Esta Noite”