Quando nerd quer, consegue ser muito chato. E olha que eu sou nerd. Eles acham que só eles têm bom gosto, que só eles entendem das coisas e sempre vêm referências superficiais em obras com valor próprio. O que tem me incomodado mais nos últimos anos é o fascínio por O Cavaleiro das Trevas.
O que aconteceu com o Batman? Ele encontrou com o Christopher Nolan, que é um diretor inteligente e eficiente, apesar de muito falho. Mas os nerds, assim como a maioria das pessoas, não vêem defeitos onde não querem. Nolan fez o Batman ser verossímil e reconhecido como material cinematográfico de grande qualidade.
Daí os nerds começam a conjecturar. “O filme é bom porque é escuro, porque é realista, blá blá blá…” Batman tem que ser escuro. É um maluco que sai de noite dando porrada em bandido por ter traumas de infância. A parada é tensa e sombria. Até os filmes anteriores são escuros, por mais ridículos que sejam.
O próximo passo é começar a ver referência onde não tem. A Warner lança o seguinte poster para o sexto Harry Potter.
Os nerds começam a falar que Harry Potter está copiando Batman porque é escuro e tudo o mais. Lembro então que Harry Potter ficou escuro já no terceiro filme, lançado em 2004. Um ano antes de Batman Begins.
Esse ano saiu este trailer antes do lançamento de O Espetacular Homem-Aranha.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=atCfTRMyjGU]
Lá pelos 1:30 minutos, o Homem-Aranha enfrenta um grupo de policiais. Boom, explodia a internets com comentário dizendo que o filme seria uma cópia de O Cavaleiro das Trevas porque no final do filme o Batman tem que enfrentar equipes da Swat. Mas ninguém lembra que o Homem-Aranha sempre foi perseguido pela polícia e considerado inimigo público.
Outro dia saiu o poster de Além da Escuridão – Star Trek.
“Puts, tá copiando Batman!” Pessoal, Star Trek é uma franquia com bastante material sombrio. Parem de comparar tudo com Batman.
A grande ironia é 007 – Operação Skyfall. Sam Mendes deixou claro que iria fazer um James Bond mais inspirado no Batman do Nolan. Seria um filme que mantém o espírito e a diversão do material original, mas com conteúdo de qualidade de filmes realmente bons. Para isso, Mendes não fez um Bond sombrio e cheio de cenas referentes aos momentos do Batman. Ele fez um filme intimista, com uma direção maravilhosa, fotografia absolutamente linda e tudo o mais que filmes bons têm.
Sabem qual a reação dos nerds para Skyfall? Nenhuma, eles não perceberam que o filme era inspirado no Batman. Por sinal, vários disseram que o filme é um monte de clichês de filmes de ação. Outros acharam um ótimo Bond. Comparações ao Batman, só em alguns lugares da crítica especializada.
Então nerds, fãs de cinemas, fãs de quadrinhos, fãs do Nolan e tudo o mais. Esqueçam O Cavaleiro das Trevas quando forem assistir outro filme.
GERÔNIMOOOOOOO…
Concordo com você em boa parte do texto e acho que a galera fica chata mesmo e sem necessidade, mas no caso do pôster do Star Trek, na verdade, falaram que ficou parecido com o Batman por causa desse pôster -> http://blogborges.files.wordpress.com/2011/07/batman.jpg
Mas mesmo assim, lógico que não é uma cópia, só parece.