Ser mãe é poder voltar a viver no mundo dos contos de fadas. É reaprender a ser criança, entrar em seu mundo e reviver momentos de nossa própria infância. Quantas coisas resgatei das minhas lembranças sendo mãe da Mari. Brincadeiras, filmes, desenhos, contos e histórias que nos fazem acreditar em cada coisa quando somos crianças. Uma maneira lúdica de explicar significados e situações para os pequenos. O que nos leva ao A Origem dos Guardiões. Na época do seu lançamento eu quis leva-la para assistir, mas não foi possível.
O enredo do filme se divide em dois, a origem de Jack Frost, novo guardião escolhido pelo homem da lua, e a corrida contra o tempo dos guardiões para que as crianças continuem a acreditar neles, assim preservando a existência dos mesmos. À medida em que as crianças deixam de acreditar que existe algum guardião, este vai perdendo o seu poder, levando até à extinção. Em uma força conjunta, eles se unem contra as artimanhas de Breu, o grande vilão do filme, passando por cima, inclusive, de suas diferenças pessoais.
Qualidades importantes, indispensáveis para um filme infantil, prender a atenção da criança, e despertar a curiosidade, fazendo com que ela pergunte sobre o que esta assistindo. A Origem dos Guardiões possui as duas. A Mari assistiu várias vezes, nem lembro quantas foram. Perguntou sobre os personagens, inclusive sobre os novos para ela, como o Sandman responsável pelos sonhos, e o Jack Frost ,responsável pelas brincadeiras com a neve, que se aplicam mais à cultura norte americana. Ela se interessou mais nos já conhecidos, Coelhão, o coelho da páscoa, Norte, um Papai Noel um tanto quanto diferente, e A Fada dos dentes.
Divertido, com um humor suave, tem uma ótima exemplificação sobre o bem e o mal, personificando o bem nos guardiões e o mal no vilão Breu. Apesar de ser uma fantasia o filme dá o exemplo de que nem sempre tudo dá certo, mas que precisamos continuar a lutar para conseguir vencer. Depois que Sandman perece em uma batalha contra o Breu, seus amigos guardiões permanecem lutando até conseguirem vencer trazendo o amigo de volta. Uma linda lição de perseverança.
A Origem dos Guardiões é um filme de animação lançado no ano de 2012, baseado no livro O Homem da lua de William Joyce. A versão original traz dubladores bastante conhecidos no mundo cinematográgico. São eles, Chris Pine (o lindo Capitão James T. Kirk, da Enterprise) como Jack Frost, Alec Baldwin (dispensa apresentações) como o Norte ou Papai Noel, Hugh Jackman (eterno Wolverine) como o Coelhão ou coelho da páscoa, Isla Fisher (O Grande Gatsby e esposa do Borat) como Fada dos dentes e Jude Law (Cold Mountain, meu preferido com ele) como Breu ou Bicho-Papão. Na versão brasileira temos os atores Thiago Fragoso como Jack Frost e Isabelle Drummond como a fada do dente.
Como adulta, mãe e eterna criança, recomendo esse filme para toda família. Quem nunca imaginou a origem dos tais personagens da nossa infância. Aí está uma versão interessante dela. Preservem essas fábulas. Elas tem muito a ensinar às crianças e aos adultos.
Beeeijo grande!
Aysla, eu quis assistir esse filme e não pude! Bom saber que é bom, assim me esforço mais pra ver mesmo!
Ótima postagem! =)
Um beijo, saudades!
Aiin! Que bom que vc sempre dá uma lidinha nos meus textos! Me motiva mais ainda! Obrigada!
Bj.
Bj.