Na década de 1980, o trio que ficou conhecido como ZAZ retomou um estilo nonsense de humor e realizou uma série de comédias que ficaram marcadas como clássicas do gênero. O primeiro da leva foi este Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!, feito em resposta a uma das péssimas continuações do filme catástrofe chamado Aeroporto.
Ted e Elaine passam pelo término do relacionamento dos dois. Ela está cansada de passar o tempo com um taxista que não busca oportunidades melhores de vida. Ele não consegue aceitar nenhum emprego como piloto comercial de aviões porque está traumatizado com a guerra, onde vários pilotos morreram e apenas ele sobreviveu na última operação da qual fez parte. Elaine é aeromoça e Ted embarca em um vôo dela para tentar reconquistá-la, mas metade da comida de bordo estava estragada e pessoas a bordo ficam incapacitadas, inclusive os comandantes. Ted precisa lidar com os traumas do passado para conseguir salvar a nave e os passageiros.
A sinopse não faz sentido? Não importa. A ideia não é fazer pensar ou ter lógica. Muito pelo contrário, o humor surge do inesperado e do absurdo. Em meio a mil trocadilhos, o filme zomba de pequenos clichês que surgiriam em diversas partes do enredo se fosse uma produção típica de Hollywood.
Daí surgem os momentos emblemáticos, como o piloto automático (um boneco inflável que pilota o avião), os espancamentos de pregadores religiosos no lobby do aeroporto ou as assustadoras piadas racistas. Algumas pitadas de humor surgem sutilmente, como a brincadeira com os nomes dos três comandantes do avião ou a zombaria com a presença do jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar como ator. Outros momentos são escrachados. Pequenas pérolas de cada tipo de piada dão as caras aqui e ali enquanto tantas outras são vergonhosas.
O trio ZAZ (brincadeira com os sobrenomes do diretores David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker) depois fez outros pequenos clássicos como Corra que a Polícia vem Aí e Top Gang. Todos são divertidos para quem gosta da brincadeira, mas ficam apenas nisso. Uma brincadeira para rir um pouco. O fato de que envelheceu mal e é cheio de racismo atrapalha muito.
GERÔNIMOOOOOOO…
1 comentário em “Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!”