As palavras battle royale estão na moda, com alguns dos jogos de maior sucesso da atualidade. Talvez até da história. Jovens e adultos de todo o mundo jogam em videogames como o PlayStation 4 (PS4) e o Xbox One, em computadores de todo tipo de capacidade e até nos celulares. Mas a tecnologia que permitiu esse gênero de jogos é recente.
Para quem não conhece e tem curiosidade, vamos tratar um pouco sobre o que é o gênero, qual foi o primeiro battle royale, a origem da expressão, quais os mais jogados e quais os melhores para cada plataforma.
O que é battle royale?
Como já foi dito antes, battle royale é um gênero de jogos de videogame. Para que um game se adeque ao estilo, ele deve ter uma quantidade massiva de jogadores conectados ao mesmo tempo pela internet em algum tipo de disputa, até que apenas um ganhe de todos os outros.
Os primeiros e maiores sucessos eram todos com tiroteios, em que os jogadores são soltos em uma arena enorme para caçar roupas, munições, armaduras e armas. Eles enfrentam uns aos outros até o último ser morto. Dentre eles, estão alguns dos mais populares do mundo, como Player Unknown: Battlegrounds (PUBG), Fortnite, Call of Duty: Warzone e Garena Free Fire.
Mas alguns desenvolvedores de jogos perceberam que o gênero não precisa se limitar a tiros. Foi de surpresa que a Nintendo anunciou exclusivamente para o Switch um battle royale intitulado Tetris 99. Nele, você tem uma tela do jogo russo em que a quantidade de linhas que são destruídas influenciam diretamente nos jogos de outras 99 pessoas. E as jogadas delas podem atrapalhar você.
Desde então, ideias diferentes vieram à tona. Entre elas, Fall Guys: Ultimate Knockout e Super Mario Bros. 35. O primeiro é inspirado em um programa japonês que chegou ao Brasil como As Olimpíadas do Faustão. Já o segundo pega as estratégias do Tetris 99 e coloca nas mecânicas do Super Mario Bros. original.
O primeiro battle royale
De repente, em 2016, um jogo desconhecido adaptava aquele conceito de filmes como Jogos Vorazes para um game on-line. Cem pessoas conectam ao mesmo tempo e são jogados em uma arena onde devem recolher itens e sobreviver até somente um último ficar vivo.
Era uma versão não finalizada exclusiva para alguns jogadores do tal PUBG. A brincadeira decolou rapidamente. Tão rápido que o jogo já era um sucesso mundial antes mesmo do lançamento da versão final, em dezembro de 2017. Ditou regras e eventualmente teve que dividir o mercado com outros games com propostas levemente diferentes.
Assim como o PUBG, os já citados Garena Free Fire, Call of Duty: Warzone e Fortnite colocam os jogadores em arenas para o combate massivo on-line. Com pequenas diferenças entre eles, como a habilidade de construir edifícios e paredes no último. O gênero estava estabelecido, mas o nome dele não era referente ao PUBG, mas a um filme japonês.
O termo battle royale
Assim como PUBG chamou a atenção de alguns fãs dos games, os filmes e livros da franquia Jogos Vorazes também sofreram comparação com o japonês Battle Royale. O nome vem de um livro de 1997 que conta a história de uma turma de ensino médio que é levada para uma ilha distante, onde recebem armas e devem lutar até sobrar apenas um.
O livro fez sucesso em grande parte devido à polêmica da violência entre os jovens. O que rendeu um filme com duas continuações e uma adaptação para mangá, que também teve sequências. Os próprios desenvolvedores de PUBG admitiram que criaram o jogo inspirados nas obras.
Como jogar battle royales
Dizer qual é o melhor é dar apenas uma preferência pessoal, pois cada um gosta mais de alguma coisa diferente. No entanto, é possível listar os de maior sucesso com base em cada plataforma. Afinal, se você tem onde jogar videogame hoje em dia, você tem acesso a algum battle royale.
Nos três consoles de mesa disponíveis atualmente, cada um tem uma variedade diferente. Enquanto o Xbox One tem poucos battle royales exclusivos, ele é um dos que roda com muita qualidade os mais polulares, como Apex Legends, Fortnite e PUBG.
A Nintendo, como sempre, tem que ser a diferentona. Nela, além dos populares e obrigatórios, o principal é o Tetris 99, com o Super Mario Bros. 35 a caminho. Já o PS4 tem o diferencial do Fall Guys. Mas o melhor lugar para jogar é em um computador bom para games. Com a exceção dos da Nintendo, todos rodam nos tais PCs gamers.
Mas a surpresa é que a plataforma principal para o público mais jovem é o celular. Os smartphones agora conseguem competir com os consoles e computadores, porque têm boa capacidade gráfica e excelente conexão com internet. O que sustenta os requisitos mínimos desses jogos.
Além dos obrigatórios de tiro, qualquer um pode ter um Rules of Survival, que pode contar com até 300 jogadores ao mesmo tempo, ou até um Soccer Battle Royale, que tem diferencial de ser sobre futebol.
Vale lembrar que nem tudo é lindo no reino dos aparelhos celulares. Recentemente, o Fortnite foi removido dos smartphones Apple devido a uma disputa judicial entre a empresa Epic contra a marca da maçã.
1 comentário em “Opções de battle royales em 2020”