Antes de começar a falar do blu-ray de Valente, vou só deixar aqui a crítica que escrevi na época do lançamento no outro blog. Para quem não quiser ir, resumo apenas que é um filme de um cuidado absurdo, com uma história bonita que não possui toda a qualidade da maioria dos filmes da Pixar, apesar de ainda ser muito bom.
Revendo o filme em blu-ray tive a oportunidade de admirar mais detalhadamente os acabamentos. Como em todas as animações da Pixar, o estúdio teve de desenvolver novas tecnologias para criar algum tipo de ambientação nova. No caso de Valente, houveram duas, os cabelos de Merida e o tecido da tapeçaria. E para cada uma existe um extra explicando bastante sobre. Ambos de forma bem esclarecedora e que podem ser entendidas perfeitamente por alguém que não entende de programação e animação.
Para cada animação, o estúdio envia seus profissionais ao redor do mundo para realizarem pesquisas. Como Valente é uma recriação da Escócia, eles viajaram para o país. E através dos extras, é possível ver como cada elemento da história é influenciado por coisas descobertas sobre a Escócia. Desde o tratamento dos escoceses, passando por falas alteradas para encaixar com a cultura e até um efeito físico que virou uma representação de magia na história final.
Valente possui material bônus de qualidade e rico, através do qual pode-se aprender mais sobre o filme. Tudo está legendado como deve ser. Minhas únicas reclamações são o segundo disco e as artes.
Escolhi a versão em blu-ray duplo sem 3D porque não achei a tecnologia no filme expressiva e porque nela era onde viriam mais bônus. Qual a minha surpresa ao abrir a capa e encontrar no disco bônus escrito o seguinte, tempo aproximado do material: 30 minutos.
Que sacanagem, hein Disney?
Blu-rays possuem 30 gigas de armazenamento. Com um filme com pouco mais de 90 minutos, eu não acredito que fosse impossível introduzir esses 30 minutos a mais no primeiro disco. É bem simples, eles pegam uma parte do material extra e colocam em outro disco para venderem por vinte reais a mais. É uma enganação.
A arte é a mesma imagem vagabunda na capa e nas mídias.
Até isso aqui valeria mais como arte para as capas que o resultado final.
Para quem gostou do filme, recomendo assistir todo o material. Vale a pena.
GERÔNIMOOOOOOOOO…