Na ocasião da compra da Lucas Arts por parte da Disney eu fiquei bastante animado com as possibilidades. Dentre elas, a retomada do Indiana Jones. Com o John Lasseter como supervisor criativo do estúdio, podíamos ter certeza de que a produção seria feita com esmero e foco na qualidade. Então surgiu a notícia de um possível recast.
E tudo caiu em trevas.
Os executivos da Disney perceberam que, até a realização planejada de um quinto Indiana Jones, o Harrison Ford estará com mais de setenta anos. Apesar de o quarto filme da franquia ter sido um sucesso de bilheteria, a recepção foi terrivelmente negativa. Então pareceu lógico para a Disney transformar o Indiana Jones numa forma de 007. A cada geração ele mudará de ator.
Então surgiu a informação de que um dos atores mais cotados para assumir o papel é o Bradley Cooper. Nada contra ele, mas o Indiana Jones é um personagem como muitas especificidades, e grande parte delas vem da interpretação do Harrison Ford inspirada no Humphrey Bogart.
É claro que o Bradley Cooper pode simular essa interpretação, mas nesse caso eu acho que ele estaria rebaixando o próprio talento. Se ele assumisse o Indiana Jones (bate na madeira) a melhor coisa que ele poderia fazer é criar o seu próprio Indiana Jones. Mimetizar outro ator não é atuar.
O problema não é a capacidade de Cooper, é que a construção de personagem dele simplesmente não será o personagem construído com tanto esmero pelo Harrison Ford. Ou seja, não será o Indiana Jones.
Aconteceu o mesmo com o 007. O Sean Connery fez um personagem com certas características específicas criadas por ele. Depois vieram algumas porcarias e finalmente o Daniel Craig voltou a acertar recentemente. Se o Indiana Jones seguir o estilo, só veremos um bom filme do Indy daqui a uns quarenta anos.
Mas não dá nem pra ficar muito triste. Depois do péssimo trailer das Tartarugas Ninja, fica a impressão de que só vamos ver os estúdios destruindo ícones pop daqui pra frente. Que eles ao menos peguem a trama de Fate of Atlantis para o novo filme do arqueólogo.
FANTASTIC…