Controvérsia é pouco quando se fala de O Iluminado. Adaptação do livro de um dos autores que mais reclama de adaptações, o filme é uma das pérolas dirigidas por Stanley Kubrick. O diretor fez do filme algo dele, sem se importar com o que o escritor do original, Stephen King, tinha pra dizer. As brigas foram tantas que o realizador chegou a mudar a cor de um carro em uma cena só para ser diferente do livro.
Seja como for, o filme segue uma linha de terror que prende pela perturbação, ao contrário dos sustos usuais. Do começo ao final, vemos o escritor Jack Torrance passar do pai que leva a família para um retiro de inverno para um assassino perturbado pelos fantasmas do hotel onde se hospedaram. O clímax termina na cena do vídeo abaixo, uma das várias que se tornaram icônicas.
Com a esposa presa no banheiro, ele tenta arrombar a porta com um machado e se diverte de forma sádica a cada golpe. Até a fala bizarra e fora de contexto que o ator Jack Nicholson improvisou. “Aqui está o Johnny” não faz sentido, e é ainda mais assustadora por isso.
Veja a cena abaixo.
Para dar mais graça, segue abaixo uma gravação rara das filmagens em que Nicholson se prepara no set para encontrar a carga de energia de Torrance na cena.