Quem cresceu ou viveu nos anos 1990 conheceu (e provavelmente se apaixonou) por Os Fantasmas se Divertem, um dos melhores filmes do diretor Tim Burton. E eis que o divertidíssimo clássico completou 30 anos na semana passada. Para comemorar, por que não lembrar de uma das cenas mais icônicas? Quem não não se recorda da dança para a música Day-O, de Harry Belafonte?
Na trama, o casal Adam e Barbara (Alec Baldwin e Geena Davis) morre e se vê preso como fantasmas na casa em que vivia. Mas uma família liderada por um casal incômodo compra a residência, e eles precisam dar um jeito de assustá-los. Lá pelas tantas, depois de muitas confusões com um fantasma “bio-exorcista” chamado Beetlejuice (Michael Keaton, em interpretação também icônica), eles descobrem como assombrar o local sem colocar ninguém em perigo.
Surge esta cena memorável, em que eles forçam os vivos a dançar ao redor da mesa de jantar. Qualquer conhecedor da estética do diretor vai reconhecer o estilo. O azul e o verde nos fundos contornam objetos retorcidos e tortos que enfeitam (mais para enfeiam) a casa. Até o cabelo da “vilã” Delia (a sempre excelente Catherine O’Hara) tem detalhes distorcidos, ou a roupa tem desenho pontiagudo.
É um mundo fantástico, o que faz com que a dança surreal não pareça fora de lugar. E o jeito como Burton corta dos ângulos abertos para as reações dos personagens reforça a fantasia. O que se vê é uma cena bem filmada, bem atuada (alguns dos participantes passam do medo para a aceitação e até a curtir o momento), bem montada e, acima de tudo, divertidíssima.
Veja abaixo em alta qualidade de imagem.
E com bom áudio.