Na revisão de A Morte do Demônio de 1981 escrevi que o filme ganhou status cult. Pouco tempo depois recebi uma reclamação. “A Morte do Demônio não é cult” disse meu amigo. Eu perguntei para ele o que é cult então. A resposta foi uma descrição. “Quando escuto essa palavra vejo um doutor e uma doutora. Um em cinema e o outro em literatura aplicada conversando sobre Godard e Antonioni tomando um chá com roupas de lã e seda.”
Depois de algum tempo discutindo com ele, chegamos à conclusão de que cult, para nós, é algo fundamentado em opiniões falsas sobre cinema. Como não fiquei convencido, vim tratar sobre o tema.
Primeiro é necessário fazer uma pesquisa. Cinco minutos mais tarde foi encontrado o seguinte post em um blog: “Estudo fracassa em tentativa de definir o termo ‘Cult'”. De acordo com o post, perguntou-se a mais de 30 mil pessoas o que elas acham que é cult.
As respostas variaram entre coisas como “Não sei o que é Cult”, “Odeio gente Cult!”, “Kings of Leon se vendeu!” e “Beirut cara, simplesmente Beirut”. O que podemos concluir disso é que a opinião popular não é o bastante para dizer o que é cult. O que anula a minha opinião e a de meu amigo.
Continuei a pesquisa e todos os resultados disseram a mesma coisa. Cult vem do inglês culto. São obras, franquias ou séries que possuem um grupo de pessoas que passam a se reunir para cultua-las. Alguns resultados vão um pouco além, afirmando que cult é uma obra que não fez sucesso, mas atingiu um grupo de pessoas que a veneram e tentam compreender sua mensagem.
Isso explica muitos clássicos cults, como Blade Runner, Rocky Horror Picture Show, Corpo Fechado, The Warriors. Nenhum deles fez sucesso nos cinemas, mas se tornou sucesso posteriormente com a adoração de seus seguidores.
Seguindo esta lógica, A Morte do Demônio não necessariamente é um filme cult. Ele foi um grande sucesso em seu período. Mas como envelheceu muito mal, o filme é mais piada para quem não conhece o seu contexto. Aqueles que conhecem e conseguem ver a qualidade por trás daqueles velhos efeitos especiais se reúnem e o veneram.
Para o bem ou para o mal, A Morte do Demônio realmente atingiu status de filme cult. Seguindo a opinião popular, cult varia entre intelectual e o intelectual prepotente. Nesse caso, não há como A Morte do Demônio ser considerado cult. Mas nessa mesma proposta, Rocky Horror e The Warriors nunca poderão ser chamados de cult.
Escolhi qual o conceito em que acredito. Para mim, cult são filmes cultuados por um grupo menor que sustenta sua popularização. Mas também não vou negar nenhuma das opiniões diferentes.
O que você acha que é cult?
GERÔNIMO?