Postado em: Blog

Da arte pro comercial, do comecial pra arte

rdj as
Em um dos extras do DVD de Homem de Ferro, Robert Downey Jr. explica como convenceu a Gwyneth Paltrow a interpretar o par romântico do herói, a Pepper Potts. Ele disse algo parecido com “Você não está cansada de fazer filmes ótimos que ninguém vê? Que tal fazer um filme divertido que todo o mundo assiste?” Comecei a refletir bastante sobre o assunto.

Antes do filme do Homem de Ferro, o roberto pra baixo estava passando por uma fase de recuperação da carreira após o longo período de dependência em drogas. Fazia filmes como Beijos e Tiros, Boa Noite e Boa Sorte, O Homem Duplo e Zodíaco. Não são necessariamente filmes artísticos e intelectuais. Mas são ótimos e pequenos.
Curiosa essa transição. Sair do meio mais “artístico” para fazer uma passagem por um furacão “comercial”. Pensando sobre o assunto, lembrei de outro ator que seguiu o caminho contrário. Adam Sandler.
Mas o Adam Sandler só lança porcaria. Realmente, é só merda. Menos naqueles filmes nos quais ele não consegue meter a mão como produtor ou nada do tipo. Aqueles que faz interpretação para algum diretor mais autoral.
Sandler se meteu a fazer um comediante com câncer em Tá Rindo do Quê? do Judd Apatow. Foi um homem com choque traumático após a morte da família em Reine Sobre Mim, do Mike Binder.  Ficou dividido entre a esposa neurótica, Téa Leone, e a empregada carismática, Paz Vega, em Espanglês, do James L. Brooks. Além disso, brilhou sob a direção do mestre Paul Thomas Anderson em Embriagado de Amor.
É claro que o ator é famoso por suas comédias idiotas. Mas como a maioria dos comediantes de Hollywood, ele é ótimo na hora de ficar sério. Outros que fizeram isso muito bem foram o Jim Carrey (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, O Mundo de Andy, O Show de Truman) e o Will Ferrell (Mais Estranho que a Ficção, Estranha Família, Pronto para Recomeçar, Melinda & Melinda).
Acho curioso os dois casos. O ator que faz mais filmes sérios, com intenção de participar de obras cinematográficas, se arriscando com um grande orçamento. O comediante de comédias milionárias e idiotas que se expõe com interpretações sensíveis e vulneráveis.
Nada disso faz com que nenhum dos dois seja melhor ou pior que o outro. Apenas faz lembrar que nenhuma carreira é pista de que uma próxima produção será boa ou ruim. Até o Adam Sandler é capaz de fazer grandes filmes. Assim como até o Robert Downey Jr. pode ser uma estrela popular de Hollywood.
 
GERÔNIMOOOOOOOO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *