Postado em: Blog

De mirins a talentos proeminentes.

jovens

Envelhecer é uma coisa muito engraçada. Os gostos mudam, o mundo muda, você muda. É uma transformação constante. Para quem tem memória de nomes e rostos de artistas como eu tenho, é ainda mais impressionante. Você se torna a pessoa que lembra da Kristen Stewart desde O Quarto do Pânico, da Abigail Breslin desde Sinais, da Emily Browning desde de Navio Fantasma. Acompanhamos crianças crescendo e se tornando adultos. Até que esse acompanhar muda.

Quando era mais novo, via pessoas mais velhas virando adultos. Foi assim com a Lindsay Lohan, o Macauley Culkin, o Joseph Gordon-Levitt e o Elijah Wood, por exemplo. À medida em que fui passando pela adolescência, fui percebendo que essas pessoas envelhecendo estavam cada vez mais próximas do meu próprio processo de desenvolvimento. Então surgiu a Saoirse Ronan.

Antes dela, eu havia chegado ao limite com o elenco de Harry Potter. Eles são da minha faixa etária. Principalmente o Rupert Grint, que tem aproximadamente uns dois meses de diferença para mim. Mas a Saoirse Ronan estava com 12 anos em Desejo e Reparação, que foi lançado em 2007. Ou seja, eu a vi pela primeira vez com meus 19 anos.

Dia 12 de abril de 2013, ela completou 19 anos. Eu já passei de um quarto de século. É uma compreensão assustadora da passagem do tempo. Isso porque não sou tão velho assim.

Ao contrário do que acontecia normalmente com o acompanhar do envelhecimento dessas atrizes, não fiquei feliz de ver que Ronan agora tinha corpo de mulher. Muito pelo contrário, nas duas cenas que insinuam sua nudez em A Hospedeira eu me peguei constrangido. Era como se estivessem tentando impor a exploração de uma criança para cima de mim.

Larga essa criança, rapaz!
Larga essa criança, rapaz!

Ainda mais novas que ela, temos outras garotas que estão envelhecendo também. A Chloe Moretz, que tinha 12 anos em Kick-Ass, já está com seus 16 anos. A Abigail Breslin tem 17. A segunda era uma criança chorona em Sinais e roubou a cena como a menina fora de lugar em Pequena Miss Sunshine. A Miranda Cosgrove é mais velha que as duas, tem 20 anos, mas eu lembro dela menininha em Escola do Rock.

Para ninguém pensar que só presto atenção em artistas do sexo feminino, menciono também o Nicolas Hout, que assisti criancinha em Um Grande Garoto e até um tempo atrás marcava presença ali na Jennifer Lawrence. Freddie Highmore deixou de ser o menininho desafiador de Em Busca da Terra do Nunca para ser par da sobrinha da Julia Roberts em comédia romântica e o novo Norman Bates em Bates Motel. O Haley Joel Osment… Bem, a última notícia que vi sobre o garoto que via fantasmas com o Bruce Willis tratava de uma prisão e porte de drogas.

É um dos fatores que faz com que as pessoas da minha geração comecem a dizer a fatídica expressão “Estou ficando velho.” Isso porque somos relativamente jovens. Imagino como será quando, com meus 40 anos, ver uma criança artista passar dos 10 aos 20 anos for costumeiro. Ainda mais que gosto de acompanhar jovens talentos crescendo e tomando conta do mercado.

Deixando os lamentos da idade de lado, dedos cruzados para Saoirse Ronan, Chloe Moretz, Nicolas Hout e companhia. Que não sejam presos nem internados e obtenham o sucesso que merecem.

 

ALONS-YYYYYYYY…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *