Postado em: Blog

Edward Burns

Edward-Burns-001
Edward Burns é um ator canastrão, que participa majoritariamente de filmes medíocres de Hollywood. Então por quê dar um espaço para ele no blog? Porque ele participa de um grupo de atores que eu acho curiosos. Atores que usam sua carreira para pagar seu projetos pessoais.

Vamos analisar a filmografia do cara como ator. Começou em 1995 em um filme que ele mesmo dirigiu. Repetiu a dose em 1996 e 1998, quando chamou a atenção de um tal de Spielberg e foi chamado para fazer parte de um troço chamado O Resgate do Soldado Ryan. Logo em seguida foi o parceiro de Robert De Niro em 15 Minutos. Com a grana recebida por esses filmes conseguiu dirigir mais dois em 2001 e 2002, desta vez com um elenco estelar.
Depois foi par romântico da Angelina Jolie em comédia romântica, ator principal no ótimo Confidence, ideal romântico da Katherine Heigl, astro de ação no terrível O Som do Trovão, desilusão da Cameron Diaz (quem ele já havia dirigido), detetive no terror maluco Uma Chamada Perdida, e ainda esse ano fez uma ponta em um filme dirigido pela amiga Jennifer Westfeld, foi detetive de novo no péssimo À Beira do Abismo e foi parceiro do terrível Alex Cross do Tyler Perry.
Dentre esses todos, temos uns quatro que são realmente bons. E Burns usa a grana desses papéis para dirigir seus próprios filmes. Ele mesmo reconhece que não faz filmes muito bons quando vai pra Hollywood, mas são úteis para conseguir o orçamento e fazer suas produções independentes. Elas não fazem muito sucesso, nem de crítica nem de público, mas são feitas.
Eu só cheguei a ver uma cena dirigida pelo ator, e achei muito fraco. Amador até. De todos os filmes que dirigiu, apenas os dois mais recentes receberam críticas positivas por aí.
Pretendo assistir os dois eventualmente, mas ainda não chegaram ao Brasil e nem têm previsão de estreia. Acho um caso curioso. Quando faz com boa vontade, até consegue interpretar bem, e aparentemente é um diretor muito ruim. Mas ele cai na categoria de atores que são simpáticos, apesar da falta de talento. Por pior que seja, ainda torço por ele.
 
GERÔNIMOOOOOOO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *