Procurando o filme para este Estamos de Olho fiquei chocado ao descobrir que teremos uma nova produção do Wong Kar-wai este ano. Na verdade, o filme é do ano passado. Tanto o é que está indicado a melhor fotografia e figurino no Oscar deste ano. Mas como quase tudo no universo da distribuição cinematográfica, só poderemos ver o filme daqui a algum tempo.
Kar-wai volta para a China para contar a história do famoso Ip man, mais conhecido por ter sido o mestre do Bruce Lee. Para muita gente isso pode não significar muita coisa, mas basta pesquisar um pouco para descobrir o que o Bruce Lee foi para as artes marciais. Não era apenas a habilidade de luta, mas como ele aplicava os métodos para a sua vida.
A famosa expressão “como água” saiu dessa metodologia. O que pega é que pouca gente conhece a história do Ip man como conhecem a história de Bruce Lee. Inclusive eu. Agora poderemos conhecer esta história no cinema, em um filme que é reconhecidamente bonito e dirigido por um dos diretores mais sensíveis do cinema recente.
Como se tudo isso não fosse o bastante, o coreógrafo da produção é o Yuen Woo-ping. O cara faz lutas bonitas, com significados e pensadas para ter lógica com os enquadramentos e a narrativa. Os atores são o Tony Leung e a Ziyi Zhang, dois dos grandes nomes do cinema chinês.
Honestamente, só temos bons motivos para estarmos de olho em O Grande Mestre, que está previsto para chegar por aqui ainda esse mês.
FANTASTIC…