Depois de dois filmes e Os Vingadores, finalmente o Tony Stark demonstra alguma humanidade. Para aqueles que adoram o estilo Marvel Filmes isso é péssimo. Para o resto, Homem de Ferro finalmente rendeu um filme completinho.
Os eventos de Os Vingadores abriram os olhos de Tony Stark para o quanto ele é pequeno. Seu ego sofre um golpe terrível. Desesperado com os perigos do mundo e sua incapacidade de proteger a sua amada contra deuses, monstros e exércitos intergaláticos, o herói entra em uma crise existencial. Ao mesmo tempo um terrorista conhecido como Mandarim põe um plano em ação contra os Estados Unidos.
Como viajei no final de semana da estreia de Homem de Ferro 3, só pude ver as reações das pessoas ao filme. Quem gostou, o fez porque viu um bom final para a trilogia do Tony Stark. Quem não gostou, não o fez porque não reconheceu mais um filme Marvel.
Não ser mais um filme de ligação do universo Marvel nos cinemas é justamente uma das grandes vantagens de Homem de Ferro 3. Ao invés de ser só mais um filme preparação para o estúdio, ele funciona por conta própria.
O primeiro Homem de Ferro é um filme bem legal. É uma história de origem com o Tony Stark repensando toda a sua vida e seu caráter. Essa história termina no final do segundo ato, quando a trama deixa de ser sobre o personagem desenvolvendo para se transformar em uma luta sem graça contra um vilão forçado. Seria um ótimo filme se não tivesse se perdido.
Homem de Ferro 2 é um dos piores filmes de super-heróis já feito. A história não faz sentido com um roteiro que é uma bagunça. Todo o desenvolvimento de personagem feito no original foi jogado pela janela para fazer um filme para adolescentes se divertirem e ser uma espécie de Vingadores 0,5.
Homem de Ferro 3 é o primeiro com um ciclo fechado. Começa com uma trama e termina com a mesma. É sobre o personagem terminando sua transformação de um irresponsável megalomaníaco para uma pessoa segura com seu tamanho dentro do universo.
Fica bem claro que o motivo pelo qual Tony tratava todo mundo mal nos filmes anteriores é sua insegurança. Para buscar conforto contra algum tipo de complexo, o personagem precisava ser babaca até mesmo com os melhores amigos, Happy Hogan e James Rhodes. A única pessoa que consegue colocá-lo no lugar é o seu grande amor, Pepper Potts.
Ao invés de explorar diversão com a persona babaca do protagonista, o diretor Shane Black (tomando o lugar de Jon Favreau) prefere desconstruir esse ego e evoluir o personagem. Algo que faltou nos filmes anteriores, um conflito com começo, meio e fim.
Ben Kingsley faz uma ponta sensacional como o vilão. Sua participação é incrível, por mais que seja rápida. Guy Pearce está se divertindo tanto quanto o ator inglês como o concorrente Aldrich Killian. E a maravilhosa Rebecca Hall possui uma personagem muito interessante que infelizmente não recebe o desenvolvimento que merece. O resto permanece a mesma coisa. Don Cheadle está sempre ótimo, Gwyneth Paltrow continua adorável, o Jon Favreau ainda não sabe atuar e o Robert Downey Jr. é uma potência em cena.
O Shane Black não decepciona como diretor de ação. Homem de Ferro 3 é apenas seu segundo filme, mas é um espetáculo divertidíssimo. É o mesmo nível de diversão dos anteriores, faz rir pela comédia e vibrar pela ação. Ele sustenta o ritmo das cenas e as faz parecer natural. Infelizmente não coordena a montagem muito bem. Existem cortes bizarros que não fazem sentido com a continuidade.
Para dar destaque ao personagem como humano, a armadura atual é um protótipo e como tal, falha constantemente. O que significa que Stark como Homem de Ferro nunca esteve tão fraco. Talvez seja um reflexo de como ele está como pessoa, mas isso o deixa muito fácil de ser derrotado por inimigos menores. Por outro lado, com um risco maior, as cenas de ação ficam mais empolgantes.
O melhor e mais divertido filme da Marvel até o momento. Thor 2 e Capitão América 2 são os próximos e prometem manter o nível. Fiquemos de dedos cruzados.
ALONS-YYYYYYYYYY
Definitivamente um filme sensacional. Deixa o segundo no chinelo. Agora, não sei se foi pelo trailer, mas não senti a mesma frmza no Thor 2. O primeiro é muito bom. Vamos esperar.
Ente3o, parabe9ns pelo Dia do Homem!Por que ne3o? c9 justo!rssSeu post este1 demais!!!Fiquei psadasa por ne3o ter visto este post mais cedo…conferi duas vezes o calende1rio…acho que saed do tempo!rsssBeijosAstrid Annabelle