Semana passada o trailer de um troço chamado John Wick foi liberado. Não compartilhei por aqui porque não parece ser o melhor filme já realizado, mesmo que prometa ser divertido. Pouco depois de assistir ao vídeo de divulgação, porém, percebi a reação da “mídia especializada” estadunidense ao trailer e me peguei com muita curiosidade.
Nos posts em que comentam o trailer, os sites Latino Review e Screen Rant comentam sobre como ficaram empolgados. Não especificamente com o trailer, mas com o tipo de filme e a presença do Keanu Reeves como protagonista. Por quê? Porque estes sites prevêm que Reeves está com a carreira semelhante à do Nicolas Cage.
Eis minha curiosidade relacionada ao assunto. Por que Reeves está se tornando o novo Nicolas Cage e por que isso é tão interessante e empolgante? Para responder, é preciso pensar outra questão, o que é a carreira do Nicolas Cage?
Cage começou com origens humildes em filmes bastante questionáveis. Até que seu talento o levou a ganhar um Oscar por Despedida em Las Vegas. Daí ele passou a dividir sua filmografia entre filmes artísticos e filmes de ação. Con Air se tornou cult, enquanto obras como Adaptação e O Senhor das Armas rendiam elogios de crítica tanto ao material quanto ao próprio Nicolas Cage.
Dizem as más línguas, porém, que em algum ponto Cage quase foi à falência e, para conseguir se manter, começou não apenas a aceitar qualquer trabalho, mas a pedir empregos aos conhecidos. Daí veio uma série de participações em filmes como O Sacrifício, O Vidente, Perigo em Bangkok, O Aprendiz de Feiticeiro, Caça às Bruxas e por aí vai. Muitos são filmes com características negativas muito óbvias que levaram Cage à sua fama atual. Atualmente, a presença de Nicolas Cage em um filme normalmente é um atestado de falta de qualidade. Mesmo que ele ainda faça coisas boas como Joe e Vício Frenético.
Mas a fama de Cage vai além da piada sobre a baixa qualidade de seus filmes. Ele é o canastrão de filmes de ação mal realizados que valem por seus defeitos. São obras que geram renda porque os espectadores querem rir dos filmes e do próprio Nicolas Cage, que parece ter assumido essa identidade.
Como o Keanu Reeves entrou nesse nicho? Ele também teve um início de carreira humilde que se tornou promissor na década de 1990. Ganhou o sucesso com produções como Velocidade Máxima e Matrix. Mas, ao contrário de Cage, ganhou tanto dinheiro que admite publicamente que não sabe como gastar em toda a sua vida. Por isso, ganhou o poder de escolha. Tanto que recusou papéis em filmes grandes e com atores grandes para fazer produções de teatro pequenas. Assim, aparece cada vez menos nos cinemas em produções menores e mais pessoais.
Literalmente, 47 Ronin é um filme pessoal para ele, que ainda sabe fazer cenas de ação e mantém um bom porte físico. Mas seu talento, infelizmente, nunca foi reconhecido pelo fato de que até mesmo o crítico mais favorável a ele admita que ele é limitado. É a razão. Reeves é conhecido como ator limitado que tem feito filmes pessoais, porém destratados pela crítica. Por isso a própria espera dele o novo Nicolas Cage.
Para quem ficou curioso, veja o trailer de John Wick e concorde que talvez seja o passo para que Reeves realmente alcance o status de Cage. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=PAvug-z7lqM]
Agora ficou a vontade de ver um filme com uma dupla de policiais interpretados pelos dois. Seria extraordinário.
FANTASTIC…
Verdade. Triste fim de Nicolas Cage e Keanu Reeves…! Mas, sinto mais por Nicolas Cage, que, relativamente, até considerava um bom ator. Uma vez li em algum lugar que Keanu Reeves era mais valorizado em filmes por sua presença que por sua atuação. Enfim, infelizmente, há muitos excelentes atores não reconhecidos como deveriam. Gary Oldman, pra mim, é um deles. Coisas de Hollywood…