Algum tempo atrás prometi um review da lata de blu-ray da trilogia Jurassic Park. Demorei todo esse tempo para entregar esse review porque a lata tem material bônus até umas horas. O tempo é curto e está cada vez mais difícil conseguir apenas sentar para assistir horas de pessoas falando sobre como fizeram um filme.
Quanto à qualidade dos filmes, isso é inquestionável. Apesar de nenhuma das continuações manter a qualidade do original, cada uma acertou dentro de suas propostas iniciais. Mas como estamos falando de blu-ray, a qualidade a ser questionada é de imagem e som.
A remasterização dos três filmes está impecável. As imagens são lindas, os efeitos continuam maravilhosos mesmo com mais de vinte anos desde o primeiro. Por sinal, o primeiro filme é simplesmente impactante. As imagens que Spielberg criou somadas à trilha sonora do John Williams ganham nova força com a alta definição e o som surround.
Os três filmes ganham materiais novos, com direito a entrevistas com os atores, produtores e diretores atualmente, além de materiais da época de seus lançamentos.
O primeiro filme mostra bastante sobre a realização dos animais pré-históricos, das filmagens e do processo de pós-produção trabalhoso para o período. Demonstra como foi o enfoque nas relações dos atores principais no primeiro filme, fala sobre o furacão que atrapalhou a produção e depois o envolvimento do elenco e da equipe com a população local após o desastre.
O segundo foca muito nas discussões sobre fotografia, qual a melhor forma de voltar às ilhas e porque diabos escolher o personagem do Jeff Goldblum para ser o protagonista. O terceiro fala sobre o valor da trilogia e como fazer um grande filme de aventura que entrega coisas que faltaram nos dois primeiros, como dinossauros voadores e um inimigo maior que o tiranossauro.
A lata conta ainda com um monte de coisas físicas fora dos blu-rays. Tem poster, cartões postais, imagens referenciais e um monte de outras coisas interessantes para colecionadores e fãs dos filmes.
Além disso, os extras fazem algo que eu gosto bastante, cria empatia maior pelos filmes. O espectador sente algum carinho pela equipe e por tudo o que foi feito para realizar o que vemos nos longas. Não faz os filmes serem melhores, mas deixa a experiência de assistí-los mais agradável.
FANTASTIC…
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Achei-o de excelente qualidade.
Obrigado
Ana