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MacGuffin

hitchcock
O MacGuffin foi um termo criado pelo Hitchcock para explicar o objetivo do personagem principal. Assistindo aos filmes do mestre pode-se notar com frequência que os personagens principais estão em busca de algo importante, que conduz toda a história. E não somente nos filmes do Hitchcock, Tarantino usa MacGuffin, George Lucas e Spielberg usam. E como eu escrevi na crítica, Jack – O Caçador de Gigantes usa o MacGuffin.

Na concretização de Os Caçadores da Arca Perdida, Spielberg e Lucas se reuniram ao roteirista Lawrence Kasdan por um dia para discutir a trama total do filme. Tudo arquivado com um gravador. Ao final do dia, os dois diretores foram embora e deixaram Kasdan com o áudio e a tarefa de transformar aquela conversa em um roteiro de filme. Naquela gravação, um dos temas mais recorrentes era a localização da arca da aliança. Tudo o que os heróis e os vilões fazem no filme é com o objetivo de tê-la para si.
Pode conferir, na primeira metade de Os Caçadores, toda a trama rola ao redor do disco de metal que contém as pistas para a arca. A partir do momento em que ela é encontrada e desenterrada, o filme passa a tratar dela.

vince looks into briefcase
Vince Vega observa o MacGuffin de Tarantino em Pulp Fiction.

Em Pulp Fiction, tudo gira ao redor da tal maleta e o que quer que seja que ela contém. Outro exemplo muito bom é o do filme Ronin, do diretor John Frankenheimer. O grupo de assassinos liderados pelo Robert De Niro deve recuperar a maleta. Duas horas e tantas de tiroteios, perseguições, assassinatos e traições. Ao final, não ficamos sabendo o que diabos havia na maleta. E a verdade é que nunca importou, o que importa são aquelas duas horas e tantas anteriores.
De Niro e Jean Reno em Ronin. Muito barulho por um MacGuffin.
De Niro e Jean Reno em Ronin. Muito barulho por um MacGuffin.

É o que o Hitchcock propôs com seu MacGuffin. O personagem tem um objeto ou objetivo abstrato. É o que ele quer pegar, o que ele busca em sua jornada. O que vai motivá-lo a passar pelos questionamentos e pelos testes de sua aventura. Não importa o que ele é de verdade, nem o que significa para o personagem. O que importa em um filme é a transformação do personagem através de sua história. O que essa história discute, como ela entretem, como é conduzida e o que ela diz sobre o tema discutido. O MacGuffin é só a desculpa para que tudo isso aconteça.
Por isso mesmo, quanto mais abstrato o MacGuffin, melhor ele será. Se ele for concreto, vai tomar o enfoque da trama. É importante que o filme não seja sobre o MacGuffin. Jack – O Caçador de Gigantes tem como MacGuffin a coroa que controla os gigantes. Ela conduz o filme e é o que dá o poder para os personagens. Enquanto ela não é controlada pelos mocinhos, a trama ainda está em aberto. Mas o filme não se perde em tratar sobre a busca dela. Pelo contrário, é sobre a jornada do herói. É sobre o Jack saindo de casa, salvando a princesa e se descobrindo como o homem que realmente é.
Lucas e Spielberg fizeram de seu MacGuffin o foco do filme. Mas fazem funcionar muito bem. Porque eles transformaram o MacGuffin. Ele é concreto e tem o foco da narrativa, mas ele é uma representação dos temas principais. Ele representa a ruína dos homens através da obsessão com poder. A jornada do Indiana Jones também é a luta contra sua obsessão com a história e o respeito com o que ela representa.
Arca da Aliança. Reinvenção do MacGuffin.
Arca da Aliança. Reinvenção do MacGuffin.

 
GERÔNIMOOOOOOO…

2 comentários em “MacGuffin

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