Ícone por conta de um dos papéis com maior repercussão dentro da cultura pop, Leonard Nimoy faleceu hoje, aos 83 anos, devido à doença pulmonar crônica obstrutiva. A esposa do ator, Susan Bay Nimoy, confirmou a morte para o New York Times.
Alçado a fama na década de 1960 com o seriado cult Jornada nas Estrelas, Nimoy estrelou diversos filmes e séries, como Missão Impossível (o seriado original), além de ter dirigido filmes e escrito livros. O sucesso do personagem Spock, no entanto, foi o que marcou de verdade.
Após as três temporadas da série, ele voltou ao papel quando a franquia ganhou os cinemas. Os filmes refletiram a relação pessoal dele com o personagem. Chateado por ser reconhecido por apenas um papel, exigiu que Spock morresse em uma das produções. Quando percebeu que sentia falta dele, dirigiu o filme que marcaria o retorno do vulcano da morte.
Depois de décadas, voltou aos holofotes com a popularidade dos nerds nas últimas décadas. Daí surgiu o personagem Sheldon, que adora Spock e Nimoy, e a releitura do alienígena pelo ator Zachary Quinto no filme Star Trek, com quem interagia como o Spock velho. Eternizado nos filmes, será sempre lembrado.