Quando se assiste um filme novo do Hitchcock, espera-se um filme de espionagem ou um policial. Infelizmente, uma das grandes graças de assistir um filme desconhecido é ir descobrindo sua proposta a medida em que ele progride. Não tive essa oportunidade nenhuma vez desde que começou essa mostra Hitchcock. Só veio a acontecer agora com este O Terceiro Tiro.
Um caçador frustrado, um pintor, uma viúva e uma mulher mais velha se vem às turras com um cadáver cuja causa da morte é desconhecida. Com medo de terem sido um deles os assassinos, se unem para tentar lidar com a situação.
Alguns anos atrás tive o prazer de conhecer o filme Ervas Daninhas, do Alain Resnais. Uma obra carregada de uma ironia muito forte repleta de um humor bastante cínico. Desde então sou fã de filmes assim. Por isso mesmo foi uma alegria descobrir que o Hitchcock tem algo do tipo.
Quando o filme começa, ele parece lento e sem sentido. O pobre caçador se lamentando enquanto uma série de eventos bizarros acontecem ao redor do corpo parecem ser apenas uma maluquice. Mas com o desenrolar a trama fica mais interessante. O protagonista, o pintor, surge e tem um diálogo sobre culpa de menos de 30 segundos. Os dois começam a decidir o que é melhor fazer com o defunto como se ele fosse um problema casual, tipo um móvel quebrado.
Esse cinismo mórbido dá tom de comédia de erros à obra. Na verdade, o filme trata de relações mundanas. Um homem querendo ajudar o vizinho. O interessante é o equilíbrio. O pintor parece ter mais interesse em ajudar o amigo caçador a conquistar a solitária senhora Gravely que a lidar com o morto. A viúva está apenas satisfeita de que aquele homem nunca mais vai importuna-la.
Quando os quatro personagens começam os debates sobre enterrar ou revelar a morte o filme já mostrou a que veio e se solta em seu humor. As reações dos personagens a cada pista que encontram são hilárias.
É mais um filme feito com a tecnologia Vistavision em technicolor. Os visuais são lindos com toda aquela saturação de cor. O diretor enche a tela com campos britânicos, onde as cores verde e vermelha tomam conta da imagem. A composição parece uma pintura.
Hitchcock usa suas técnicas de construção de suspense para criar piadas constantemente. Mostra onde está o corpo aqui e que a polícia chegou. O suspense começa. Depois de algum tempo ele surpreende com uma reviravolta cômica. A piada fica mais engraçada.
Os atores são quase todos desconhecidos por mim. A exceção é a Shirley MaClaine muito jovem e linda. Todo o elenco faz um excelente trabalho em construir o cinismo e niilismo dos personagens.
Uma das boas surpresas dessa mostra.
GERÔNIMOOOOOO…