A França tem se revelado um berço de animações impressionante. O país já se revela como um grande poço de inventividade cinematográfica há décadas. Mas nos últimos anos tem acertado em cheio com suas animações. Então encontrei este curta sobre o ódio que leva os humanos à guerra.
A história é o mais simples possível. Dois pilotos batalham em um duelo aéreo. O curta não é sobre a história daqueles dois, mas sobre o que eles representam. São duas pessoas lutando. Por quais motivos? Não importa a resposta política, religiosa ou qualquer que seja o motivo sociocultural. O motivo pelo qual os dois querem tanto matar um ao outro é o ódio.
Para representar isso o filme vai, aos poucos, desnudando os dois do que os faz humanos. Por baixo da pele, das relações pessoais e dos contextos humanos, existe apenas um sentimento inexplicável que levou milhares de pessoas a se matar através da história da humanidade.
À princípio, eu não sabia como diabos a animação havia sido realizada. Os movimentos são suaves e praticamente impossíveis para animação em desenhos feitos à mão. Mas existem detalhes de textura que são típicos de animações manuais. Meu chute é que se trata de uma animação em cel shading. Uma animação em computação gráfica com texturas de desenhos manuais.
O estilo é lindo, a animação é muito bem realizada e as cenas de ação são únicas. Nunca vi uma perseguição aérea tão bem feita em termos de montagem e de enquadramentos. É impressionante.
Clique aqui para o link do filme.
GERÔNIMOOOOOOOOO…