Já expliquei o que é o Doctor Who, dei dicas de como assistir. Que tal falar porque ele é tão bom? Como já disse, ele começou como uma série educativa sobre um alienígena que viaja através de tempo e espaço. Com o desenvolvimento é que virou uma série de aventura com ficção científica.
O brilhantismo por trás de Doctor Who consiste no fato de que os roteiristas souberam criar um bom conceito de personagem. Um ser eterno, inteligente e de bom coração. Não sei como ele era nas séries antigas, mas na nova ele também é solitário e cheio de fúria. O último timelord. Imagine viver para sempre, amar qualquer um que conhece e ter que ver todos morrer um dia. Este é o doutor.
Culpado por milhares de mortes e sacrifícios. Sentido por toda perda pela qual passou e por todas as infinitas pelas quais ainda passará. Inteligente e sábio além de qualquer outro ser vivo. Em um episódio, um humano pergunta quantos anos ele tem. Quando responde ter 905, o humano se impressiona: “Devemos parecer formigas diante de você.” O doutor sorri: “Vocês parecem gigantes para mim.”
O que faz com que Doctor Who seja tão bom é a humanidade da série. Vemos um ser alienígena, muito superior a nós em nossas míseras existências, mas ainda disposto a ir até o limite de tudo o que conhece para nos salvar. Tudo porque acredita piamente no potencial humano.
Suas melhores histórias são aquelas nas quais se pega mais uma vez sozinho ou obrigado a testemunhar os problemas de sua existência incomum. Na primeira temporada precisa decidir se o último sobrevivente de uma espécie que ele levou a extinção deve ser sacrificado por seus crimes.
Na segunda temporada é obrigado a se despedir de mais uma companion. E antes mesmo que possa dizer que a ama, eles perdem a conexão e ele mais uma vez tem que seguir adiante sozinho. Mais tarde foge através do tempo correndo de uma família de monstros. Não para se salvar, mas para não ser obrigado a puní-los. Foge dos inimigos por piedade, não por medo. Ou como o vilão descreve no final do episódio:
“Ele nunca levantou sua voz. Essa foi a pior parte. A fúria do timelord. E então nós descobrimos o por quê. Por que este Doutor, que havia lutado com deuses e demônios, por quê ele havia fugido de nós e se escondido? Ele estava sendo gentil.”
Como esses conceitos são explorados é o ponto alto da série. Por mais que a produção tenha qualidade menor, os roteiros são tão bons que salvam todos os outros defeitos. E os atores passam esses sentimentos com tanta expressividade que é de partir o coração.
Então é por isso que Doctor Who deve ser visto. Boa sorte.
GERÔNIMOOOOO…
Adoro doctor who. Comecei assistindo pensando que a série seria ruim, mas acabei me encantando com a serie. Gosto tanto que convenci algumas amigas a assistir tambem e elas tambem viraram wovians. Hoje, doctor who é minha série preferida.
Fico muito feliz, Inne. É sempre bom encontrar gente que gosta da série.