Postado em: Blog

Richard Linklater

915602_richard-linklater-diretor-o-homem-duplo
Com a chegada de Antes da Meia-Noite, acho interessante pensar um pouco mais sobre a carreira de Richard Linklater, o diretor do filme. Um dos nomes relacionados ao cinema independente estadunidense que ganhou poder na década de 1980. O diretor surpreende sempre com seus filmes minimalistas e intimistas.

Quando o Steven Soderbergh criou seu Sexo, Mentiras e Videotape, chamou a atenção do país para os filmes independentes. Na década seguinte, essa atenção ajudou a levantar diversos nomes como Bryan Singer, Quentin Tarantino, Paul Thomas Anderson, Kevin Smith e outros.
Todos eles ganharam espaço e renome. Mas alguns outros grandes talentos não tiveram o mesmo destaque. Linklater é um desses. Além da trilogia de Jesse e Celine, ele fez algumas pérolas memoráveis, como Waking Life e seu filme irmão O Homem Duplo.

Jesse e Celine. Trilogia é a obra prima de Linklater.
Jesse e Celine. Trilogia é a obra prima de Linklater.

O problema é que o diretor não faz apenas filmes maravilhosos. Alguns de seus independentes são no máximo medianos e não fazem sucesso. Como mesmo seus melhores filmes não dão renda, ele não consegue o poder financeiro para fazer projetos de escopo maior.
Waking Life é um filme repleto de metafísica. Sonhos se misturam com a realidade enquanto os personagens discutem existencialismo em momentos mais íntimos. O Homem Duplo é adaptação de conto homônimo do Philip K. Dick. Nele, Keanu Reeves interpreta um agente infiltrado em um grupo de viciados para investigar uma nova droga. Ele começa a confundir a própria identidade.
Julie Delpy e Ethan Hawke reprisam seus papéis em Waking Life.
Julie Delpy e Ethan Hawke reprisam seus papéis em Waking Life.

Por que são obras irmãs? Para realizar os efeitos dos dois, Linklater usou animação de rotoscopia. Ele filma todo o material e depois coloca um grupo de animadores para desenhar digitalmente por cima. O efeito visual é único e permite situações maravilhosas dentro do orçamento e das propostas do diretor.
Além da técnica, vale salientar a presença dos personagens Jesse e Celine em Waking Life e os atores Robert Downey Jr., Woody Harrelson e Winona Ryder em O Homem Duplo. Busque por esses dois filmes.
Downey Jr., Reeves e Harrelson em O Homem Duplo.
Downey Jr., Reeves e Harrelson em O Homem Duplo.

O outro destaque da carreira de Linklater é seu maior sucesso comercial. A comédia A Escola de Rock. Ele filma as peripécias do Jack Black com sua câmera independente. Quando chega nos momentos de reviravolta de personagem, não surge uma melodia triunfante ou triste. Linklater deixa que os atores toquem o espectador com suas interpretações, arrancando bons momentos até do palhaço Jack Black. Por isso mesmo o filme é tão melhor que os outros do gênero.
É isso mesmo que você está pensando. Aquela menina lá atrás é a I, Carly.
É isso mesmo que você está pensando. Aquela menina lá atrás é a I, Carly.

Recomendo procurar os filmes do diretor e se perder em seu intimismo e filosofia.
 
FANTASTIC…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *