Tenho ouvido com frequência pessoas comentando que não leram um ou outro post no blog porque ainda não viram tal filme mencionado no texto. Normalmente as pessoas explicam isso com a lógica de que não querem saber absolutamente nada antes de verem os filmes. Daí começam a dizer que qualquer coisa, da sinopse básica até a descrição de um personagem é spoiler.
Compreendo a opinião dessas pessoas. Todo ano escolho um filme para não acompanhar a divulgação. Ano passado foi Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge e agora estou fugindo feito um maluco de informações sobre Elysium, o novo filme do Neill Blomkamp. Blomkamp dirigiu Distrito 9, uma das melhores ficções-científicas recentes e reuniu em seu novo filme Matt Damon, Sharlto Copley, Jodie Foster e Wagner Moura.
Isso dá muito trabalho. Quando passa um trailer no cinema preciso dar algum jeito de não ouvir o que está acontecendo, quando sai uma notícia na internet preciso passar sem ver. Com o Batman foi mais difícil, imagino que com Elysium será mais fácil.
Mas da mesma forma que faço isso, me envolvi com o material de divulgação de O Espetacular Homem-Aranha a tal nível que quando assisti o produto final, eu já tinha noção de praticamente toda a estrutura. O que não foi problema. O problema de verdade foi com a baixa qualidade da obra, todo o conhecimento prévio não atrapalhou em nada.
E existem pessoas ainda piores que eu. Como uma amiga minha que não assiste a um filme sem saber o final ou a reviravolta principal. Se a reviravolta não for boa, ela não assiste. Por muito tempo eu achei isso absurdo, até que me contaram um spoiler de As Crônicas de Gelo e Fogo. Uma franquia que destesto porque enrola demais.
Desafio qualquer um a dizer que a história começa de verdade antes da página 350 do primeiro livro. São uns dois romances do Machado de Assis antes do negócio ficar bom. Agora descobri que a reviravolta que muda tudo rola lá pelo final do quinto livro. Cinco livros somando quase cinco mil páginas. Não é a toa que não terminei de ler ainda.
Então, ouvindo o podcast Eu Gosto de Jogos do site Baixo Frente Soco, ouvi quem é a mãe do Jon Snow. Fiquei cinco minutos raciocinando sobre a informação e compreendendo as repercussões. De repente quero voltar a ler aquela porcaria. Porque sei do potencial da reviravolta.
Então tenha consciência. Spoiler é relativo. Eu não faço uso deles, mas também não julgo mais quem os procura. Para falar a verdade, gosto de fazer fake spoiler. Consegui convencer um amigo de que a Hermione morreria no final de Harry Potter, uma namorada de que o Jake Sully morreria no final de Avatar e por aí vai. Assim a pessoa tem o dobro de surpresa durante a sessão.
Espero que você consiga o que busca nos meus textos. Mas spoiler não é uma das coisas a ser procurada neles.
GERÔNIMOOOOOOOO…