Em WandaVision, a Feiticeira Escarlate, assim como o Visão, ganhará uma atração apenas dela. Na trama, pelo divulgado até o momento, eles vivem através de várias realidades alternativas baseadas em séries de TV em que podem ser um casal com filhos. O que chamou a atenção dos fãs dos quadrinhos porque remete a características da Wanda Maximoff que não foram adaptadas para o cinema até agora.
Através dos filmes, os poderes dos dois aumentam e diminuem pela conveniência da história. Além de mudarem de personalidades com frequência. De Era de Ultron para Guerra Civil, a Feiticeira Escarlate até muda de sotaque.
Parece errático e confuso, mas nos quadrinhos é ainda pior. Resta saber se a abordagem da série para o Disney+ conseguirá resolver essas inconsistências, ou se vai ficar parecido com a bagunça que é a Feiticeira Escarlate das HQs.
A primeira aparição de Wanda foi em 1964 na edição de número 4 dos X-Men (imagem ao lado) como uma vilã. Ela e o irmão Pietro Maximoff enfrentavam principalmente os heróis mutantes e os Vingadores. Levou 14 anos para que a bagunça começasse.
Na história The Yesterday Quest (A Busca do Ontem, em tradução livre), da edição 185 do gibi d’Os Vingadores, a origem de Wanda e Pietro teve início. De 1979 até hoje, essa história foi incrementada e alterada por inúmeros roteiristas. A versão descrita abaixo é uma mistura de algumas pesquisas com base em algumas histórias mais aceitas atualmente.
Anti-heroína com origens confusas
À princípio, os dois acreditavam ser filhos de um casal de ciganos chamado Django e Marya Maximoff. Com 11 anos, um culto de bruxas descobriu que Wanda estava prevista para se tornar a feiticeira mais poderosa da história. Eles tentaram treiná-la, mas uma entidade chamada Chthon sentiu a presença e tentou usá-la para encarnar na Terra.
Ele falha, mas deixa parte do poder de magia do caos com ela. Pouco depois, os poderes de Wanda e de Pietro começam a se manifestar. Em um acidente, ela mata os pais adotivos e os gêmeos são expulsos da comunidade em que vivem.
Eventualmente, eles chegam a uma cidade, onde um homem tenta violentar Wanda. Em desespero, ela usa os poderes de forma descontrolada e destrói parte da área. Os habitantes locais que sobreviveram tentam matar os dois. Magneto aparece na hora certa e os salva. A partir daí, eles fazem parte da irmandade dos mutantes, e assumem os títulos de Feiticeira Escarlate e Mercúrio.
É nesse trecho da vida que eles apareceram pela primeira vez nas HQs, como vilões. Com o tempo, percebem os erros de Magneto e se juntam aos Vingadores. É quando descobrem que são filhos do vilão.
Um antigo caso de Magneto chamado Magda fugiu ao ver como o mutante era capaz de causar mau para as pessoas. Eventualmente, ela tem Wanda e Pietro, mas os abandona para que sejam adotados pelos ciganos.
Essa parte é particularmente confusa, uma vez que envolve algumas tramas obscuras do universo da Marvel. Tem uma entidade meio humana meio vaca chamada Bova, um tal de Alto Evolucionário e dois super-heróis pouco conhecidos chamados Ciclone e Miss América.
Casamento com Visão
Como parte dos Vingadores, a Feiticeira Escarlate se apaixona pelo Visão, com quem se casa. Como ele é um androide, eles não podem ter filhos. Então ela usa os próprios poderes para se permitir engravidar de gêmeos.
Essa é outra parte estranha. Em algumas leituras das histórias, é sugerido que os gêmeos nunca existiram de verdade. Em outras, que eles eram manifestações dos poderes mágicos que Wanda absorveu de Chthon. De um jeito ou de outro, o casamento dá errado e eles perdem os filhos.
Poderes da Feiticeira Escarlate
A habilidade inicial de Wanda é manipular energias, como criar campos de força ou controlar eletricidade. Quando ela entrou em contato com a entidade Chthon, ela passou a ter magia do caos. Nos quadrinhos, é considerada a mágica mais poderosa e obscura. Tanto que nem o Doutor Estranho a conhece.
Com essa magia, ela consegue manipular probabilidades. Na prática, ela consegue fazer com que eventos aleatórios aconteçam a favor do que ela deseja. Por exemplo, ela pode fazer com que um inimigo robótico tenha um defeito durante a batalha.
Com o passar do tempo, a Feiticeira Escarlate conseguiu manipular essa magia ao ponto de ser capaz de trazer pessoas mortas de volta à vida, ou até de manipular a fábrica da realidade ao redor de alguém para manter essa pessoa segura.
O que significa para WandaVision?
Com todas essas informações, é possível notar o quanto a Wanda dos filmes e a dos quadrinhos têm em comum e de diferente. Ambas começam como vilãs, percebem estar erradas e se juntam aos Vingadores. Assim como têm dificuldade em controlar os próprios poderes, talvez os mais fortes dos universos dos quais elas fazem parte.
No caso de WandaVision, o principal a se notar é que as duas se apaixonam pelo personagem Visão. A série parece refletir o arco eles se casaram e tiveram filhos por meio de manipulação de realidade.
Por outro lado, diferente dos quadrinhos, o Visão morreu nos filmes. Será que a Feiticeira Escarlate o fez voltar e viaja junto com ele pelas realidades da série? Será que ele é só uma fantasia que ela consegue tornar real por tempo limitado? Como será que vai se encaixar no segundo filme do Doutor Estranho, que a Marvel já anunciou que tem ligação com a série?
Para responder algumas dessas perguntas, assista ao vídeo publicado hoje no canal do Aquela Velha Onda. Também é possível saber mais sobre o Kang, o novo vilão anunciado para os filmes Marvel.