[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=-U3jrS-uhuo]
Já faz algum tempo que The Night of the Doctor foi liberado, então acho que já podemos falar à vontade sobre. Afinal de contas, o episódio tem pouco mais de cinco minutos e está disponível para qualquer um ver no youtube. Se você não assistiu até agora, assista acima e depois leia o texto. Vale lembrar, é óbvio, que é preciso ter visto até a sétima temporada para entender.
O final da sétima temporada deixou uma dúvida e tanto na mente dos fãs da série. O que diabos aquele Doutor sombrio significa na história do senhor do tempo? As poucas respostas que recebemos levam a crer que ele é o Doutor que acabou com a Guerra do Tempo ao massacrar tanto sua espécie quanto os inimigos.
O Doutor cujas ações são repudiadas por ele mesmo. Ou como o 11 descreve muito bem no último momento da sétima temporada, ele não age em nome do Doutor. O homem por trás das últimas três temporadas da série, Steven Moffat, pensou na ideia de nos mostrar duas regenerações este ano. Já que teremos o final do ciclo do 11, por que não ver uma das regenerações perdidas.
Paul McGann aceitou fazer este mini episódio em que seu oitavo doutor responde a um chamado de socorro e é obrigado a testemunhar uma morte por conta do ódio que sua espécie passou a gerar com a guerra.
The Night of the Doctor é para tapar buracos na trama e ser um fan service. Vemos o 8 virar o War Doctor, descobrimos que o personagem do John Hurt se chama War Doctor. Compreendemos porque o Doctor tem tanto medo dos senhores do tempo e porque ele aceitou abrir mão de seus princípios durante a guerra.
Ainda ganhamos a chance de ver o McGann voltando ao personagem. E com um texto que o representa muito bem. Seu Doctor zomba do perigo próximo da morte para conseguir lidar com o medo. Ainda é bondoso, inteligente e peculiar. Antes de aceitar a regeneração, brinda aos companions de suas aventuras em áudio. O que transforma todos os episódios da Guerra do Tempo canônicos com as duas séries de TV.
As mulheres que aparecem salvando-o e permitindo sua vida são parte de um ciclo do 4 e algumas pistas existem aqui e ali para suas identidades. É um sinal de que Moffat pensa na série como um todo, não apenas na retomada.
É um prazer ver um pequeno presente como esse antes do episódio de 50 anos. Já entendemos muito mais sobre o mistério por trás do War Doctor e estamos mais preparados para o sábado.
ALLONS-YYYYYYYYY…