Quando criança eu adorava alugar filmes que haviam acabado de chegar na locadora. Na maioria das vezes eram filmes que eu tinha visto nos cinemas. Se eu gostei, por menos que fosse, eu revia. Depois com a chegada da TV paga no Brasil, revia de novo quando estreavam em algum de seus canais. Enquanto envelhecia, fui pouco a pouco ficando com menos vontade de rever filmes. Hoje eu praticamente não quero rever filme nenhum.
Em São Paulo eu recebi a visita de um amigo que aceitou rever Meia Noite em Paris comigo e minha namorada. Quando o chamei, ele disse apenas “Eu já assisti, mas o filme é tão bom que eu veria de novo tranquilamente.” Pensei bastante sobre o assunto e comecei a abrir a cabeça para a ideia de rever filmes que me agradam demais.
No ápice da minha nerdice eu revi o Homem-Aranha do Sam Raimi sete vezes nos cinemas. Depois foi raro rever algum filme. Mas teve a vez em que fiz uma segunda dose de Wall-e. O fiz porque queria apresentar aquela maravilha para um amigo próximo. Fiz o mesmo com Tron – O Legado. E ainda foi com o mesmo amigo. Consigo rever os dois hoje em dia sem problemas.
Também houve O Guia do Mochileiro das Galáxias. Acho o texto desse filme tão brilhante que eu consigo rir diversas vezes das mesmas piadas. Fui revê-lo num primeiro encontro com uma garota. Não conseguia me concentrar nas coisas que ela queria fazer. O filme estava bom demais. A partir daí, criei uma nova regra, nunca sair com ficantes ou começos de namoro para filmes que quero ver.
Um que nunca vi no cinema, mas que preciso rever de vez em quando é Um Sonho de Liberdade. O debute do Frank Darabont na direção é um filme tão bem realizado que mesmo sem nada de original ou novo consegue emocionar profundamente. Só de ouvir o monólogo final do personagem do Morgan Freeman fico com lágrimas nos olhos. O texto é lindo, a direção é eficiente, os atores são maravilhosos, fotografia, direção de arte. Pode não ser original, mas é difícil um filme passar tão bem a sensação de esperança quanto nesse momento.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=zRBl0GPBm4o]
E recentemente consegui rever ainda nos cinemas, o último 007. Gostei tanto de Skyfall que sou capaz de assistí-lo de novo e de novo.
E vocês, qual filme precisam rever de vez em quando?
GERÔNIMOOOOOOOO…