O cinema soviético ataca mais uma vez. Com o mesmo apuro de montagem, que sobrepõe imagens para criar alegorias, esta obra de Aleksandr Dovzhenko usa apenas elementos do campo, uma vez que a trama se passa inteiramente em uma área rural onde fazendeiros pobres resolvem dividir uma terra para produzirem juntos. Eles também precisam enfrentar os mais ricos, que dominam no espaço.
E como é do movimento soviético, é claro que se trata de uma obra socialista, com direito a uma revolução e maniqueísmo contra os ricos. Apesar da riqueza técnica do período, o filme possui uma história tão simples que, se fosse mais rápido, seria um curta-metragem. Mas Dovzhenko repete conceitos à exaustão e faz com que as cenas sejam mais longas.
Além da discussão sobre modelos econômicos ou políticos, trata-se de um dos filmes mais lentos da lista até o momento. O que faz com que seus 69 minutos pareçam mais longos do que as quatro horas e vinte e um de A Roda. Assista abaixo. [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=fInaSOtpqE0]