De algum lugar na década de 1980, uma trinca que ficou conhecida como ZAZ (formada pelos irmãos David e Jerry Zucker e por Jim Abrahams) estourou nos cinemas com este Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu. A ideia surgiu depois que o trio assistiu ao filme catástrofe Aeroporto, que eles acharam idiota e que funcionaria melhor como uma comédia. Então fizeram essa paródia que se tornou clássica.
Em um voo comercial lotado, todos os passageiros que comeram peixe na janta pegam uma infecção que os incapacita. Entre eles estão o piloto e o co-piloto. A única pessoa a bordo com alguma experiência como piloto é Ted Striker (Robert Hays), que não consegue comandar um avião desde a guerra do Vietnã, quando ficou traumatizado após a morte de um colega.
É a desculpa necessária para que os Zucker e Abrahams encham o filme de piadas em múltiplas camadas que renderam inúmeras cenas icônicas. Há o momento na abertura em que duas vozes que anunciam no aeroporto começam a discutir o relacionamento. Também tem a cena em que uma aeromoça faz sexo oral em um boneco inflável, a que o Kareem Abdul-Jabbar quebra a fantasia e assume que é o jogador de basquete, a das confusões do co-piloto chamado Roger sempre que alguém fala roger no rádio.
Mas nada supera o momento em que uma das passageiras começa a perder o controle e os outros tentam ajudar… Com muita violência. Rendeu um gif ótimo na era dos memes de internet e ainda é a mais engraçada do filme. Veja abaixo.