Veja a cena de hoje e tente entender como ela foi feita. Pense em como a câmera se move, o espaço que ela ocupa, o fato de que ela precisa de um cameraman, um foquista, o diretor e tudo o mais. Perceba também que a extensão do espaço vai além do carro e que os elementos externos precisam interagir com as atuações em tempo real.
E o elemento mais importante. Ela não tem cortes.
Olhem ela aí.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=QfBSncUspBk]
Caramba, hein?
Se você não assistiu ao filme Filhos da Esperança ainda, desculpe por mostrar a morte de uma personagem importante ali. Mas vamos seguir adiante.
É um plano extremamente longo, cheio de elementos complicados e difíceis. Pra que se dar ao trabalho de fazer uma cena tão complexa? Para deixar a tensão do momento mais densa e assustadora.
Passar da calma do Clive Owen dormindo e roncando, para a brincadeira do casal e eventualmente para a preocupação do carro em chamas, a multidão vindo atacá-los e o terror dos tiros daqueles motoqueiros. Tudo em tempo real, sem cortes. Fica mais tenso e assustador.
Para filmar um troço desses, foi preciso inventar um monte de técnicas novas. O carro foi dirigido por um dublê do lado de fora, a câmera era controlada através do teto, onde a equipe estava. Todos os elementos externos eram realizados em tempo real e a câmera se movia com os atores se abaixando para que ela passasse pelo espaço onde antes estavam suas cabeças.
Para entender melhor, veja esse vídeo making of do filme.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=cBfsJ7K1VNk]
ALONS-YYYYYYYYYY…
Que doidera… Não vi a cena pq não vi o filme, mas quero ver 🙂
Muito legal…eu não vi esse filme, mas vi a cena e adorei hahaha!! Deu muito desespero mesmo…
Essa cena é demais….mostra a competência que poucos tem hoje em dia e sem recursos milionários…..o filme é sensacional.
O filme me parece extraordinário, com um tema muito controverso, mas não está longe da realidade Clive Owen é incrível Fiquei muito surpreso com a nova série da HBO The Knick que é um problema.